Pular para o conteúdo principal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bench das Artes - Obras e Artistas



Título: Invento flores 
Ayana (bela flor) e Daren (nascido na noite)
Escultura em fibra de juta
A construção da peça escolhida é feita por meio de um processo artesanal de penteação e cardação da fibra descontínua. A partir desta etapa, há uma seleção das fibras de diferentes dimensões, para serem aglutinadas ou expandidas, conforme o objeto pretendido.
A fabricação da lamina de fibra de juta poder ser usada na encadernação, revestimentos, embalagens, confecção de bio joias, bolsas, telas, luminárias, entre outros.
A aglutinação é empregada na confecção de bio joias e esculturas.
Estas técnicas foram criadas por mim, Rita de Cassia Viviani, no ano de 2005. Os critérios que usei foram a inovação, autenticidade, sustentabilidade e a prática artesanal.



PAINEL DECORATIVO ÉTNICO
Autor: Cacá Brasil
Título da Obra: Painel Decorativo Étnico
Técnica: Modelagem em de juta cardada
Descrição da obra: Painel decorativo . Invento flores – Ayana (bela flor) e Daren (nascido na noite). Juta em tela, painel total 1m X 1,40m, juta cardada, jarro e flores. Pigmentos: extrato de nogueira, pó de uva, açafrão, cúrcuma, giz de cera. Elementos desidratados: bambu, haste de palmeira, capim, corda de buriti. Metais: níquel e cobre (utilizados nas bio joias aplicadas, em fibra de juta).
Depoimento: Como uma apaixonada que sou, há 15 anos procuro usar elementos da natureza como ponto de partida das minhas criações. Procuro respeitar o manejamento da matéria prima, olhando cada item como uma jóia rara. Por conta da necessidade de inovação nas artes, desenvolvi uma técnica de trabalho com a fibra da juta, ou juta cardada, que me possibilita produzir trabalhos de modelagem, escultura, telas, acessórios, bio joias, utilitários, entre outros.
A conexão da arte com a sustentabilidade para a construção de uma nova consciência e cultura
Em 2012, o Programa Benchmarking Brasil que reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas de sustentabilidade das instituições brasileiras completou 10 anos. Em comemoração lançou a ação “Cultura de Sustentabilidade” que faz a conexão da arte com a sustentabilidade para construir uma nova consciência socioambiental, com a mostra “Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam”



Comentários