Pular para o conteúdo principal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Calendário Natalino


   De volta aqui falando sobre o Natal.  O post das guirlandas foi um sucesso... Não deveria ser diferente porque elas são lindas demais. Mais adiante, mostrarei outros modelos dos painéis do Pinterest. Hoje, vou falar dos Calendários Natalinos. Eu acho um charme!  E quando se tem criança em casa, aí fica muito divertido. A proximidade do Natal vem acompanhada de muita expectativa para as crianças, e cá entre nós, muitos adultos curtem demais. Quem não gosta de ganhar presente? Sem contar toda a magia que envolve o Advento. 
   Eu separei três modelos de calendários super graciosos, em juta, e vou dar uma pincelada sobre cada um.
Coloquei na ordem dos que mais gostei.

calendário natalino

   Que lindeza este calendário feito na moldura! Eu vou fazer, com certeza. Você pode escolher a moldura de sua preferência em uma casa especializada que é fácil de encontrar. Se você passar as medidas certas eles podem por  os preguinhos na parte de trás para pendurar os varais. Poupa um trabalhinho. Os saquinhos de juta vendem prontos em algumas lojas. você encontra os saquinhos prontos. Aqui onde moro< São Paulo, capital, tem nas lojas da " Chocolândia". Se você fizer uma busca no Google encontrará informações de locais de venda. 
   Calculei os saquinhos com a medida de 12 x 0,08 cm. Então cada varal deve ter aproximadamente 0,45 cm de comprimento mais uns 0,15 cm para amarrar nas laterais.  Este também é o tamanho do interior da moldura. A medida total vai variar conforme o modelo que for escolhido. A medida da altura interior deve ter 0,70 cm para que os saquinhos não fiquem amontoados.
   Os números dos dias podem ser feitos de tecido e aplicados com a técnica de patch colagem, ou pintar usando stencil . No final do post tem algumas sugestões de modelos de números que você pode salvar e imprimir. Fica super legal também fazer uma brincadeira com o calendário.  No verso de cada saquinho, aplique ou pinte um "X", e a cada dia que passar, vire o saquinho de forma que a data seja substituída facilitando  a contagem para a criançada. O número "vinte e cinco" pode ser substituído pela figura do Papai Noel ou do Menino Jesus. Deixei também imagens para imprimir, se quiser.

Calendário Natalino móbile







   Este modelo eu achei muito original também. E super simples. Os saquinhos podem ter as  mesmas medidas do primeiro calendário. Só precisará de um galho que, quanto mais desigual, melhor. Estes números são bem menores. Achei que realmente combinam mais com este modelo. Faria só um pouquinho maior. Precisará de fio vermelho para passar nos saquinhos e de barbante para unir um saquinho ao outro conforme está na imagem. Os saquinhos foram divididos entre quatro fios de barbante. Portanto, um deles terá uma saquinho a mais, sem problema nenhum. Como detalhe, foram aplicadas mini pinhas que não estão sendo fáceis de serem encontradas. Mas existem pequenos enfeites já prontos que vem com elas. Você pode retirar as mini pinhas, ou se preferir, usar o enfeite todo. Faça uma alça de barbante para pendurar o calendário e um laço que também esconderá o prego. 



Calendário Natalino com bolsos 



Este modelo já é um pouco mais trabalhoso. Dá pra ver que foi feita uma barra para passar o varão ou um galho se preferir, uma bainha na volta do tecido e um barrado em forma de bicos. Os bolsos com os dias do calendário são feitos de juta, Mas pode ser invertido se quiser. Você pode fazer o painel de juta e os bolsos do tecido que quiser, podendo ser de feltro também, inclusive os números. Feltro é muito bom para trabalhar. A medida dos bolsos pode ser a mesma dos saquinhos feitos anteriormente. Se preferir menor, diminua 0,02 cm na largura e 0,02 na altura. A medida do painel fica de acordo com o tamanho do bolso. 

   Vamos calcular tendo os bolsos 0,10 x 0,06 cm. O tamanho do painel tem que ser  0,31 cm de largura e de altura 0,95 cm. 

Depois de cortado o painel dobre-o ao meio para fazer o corte do barrado. Você pode também deixar reto e desfiar, se for de juta. Fica super gracioso.

   Vamos dividir os espaços para entre os bolsos:

    Dobre 0,05 cm para a barra onde vai passar o bastão. Deixe um espaço de 0,10 cm para aplicar um enfeite de sua preferência ou faça uma decoupagem com uma imagem que deixei no final do post. Para costurar ou colar a primeira fileira de bolsos deixei a marcação 0,01 cm de espaço na vertical entre um e outro.  Se você fizer o painel de juta é bem simples de alinhar.  Para aplicar a segunda fileira de bolsos deixe um espaço de 0,02 cm entre uma fileira e outra. E assim até terminar os vinte e quatro no total pois este calendário não tem o dia vinte e cinco. Como já mencionei antes, o barrado fica a seu gosto.

Aqui estão os moldes dos números que encontrei no Google e as Natalinas são do meu Pinterest.

Espero que gostem. E qualquer dúvida, deixe no comentário.























Comentários